A fórmula é muito simples: alimentação correta + exercícios físicos + controle do stress = saúde. Por mais fácil que seja, como muitas outras coisas na vida, nós complicamos tudo e não fazemos do jeito certo (e mesmo assim queremos o resultado). Para muitas pessoas, fazer exercícios físicos é um castigo, uma tortura. Talvez porque um dia tentaram fazer musculação, não gostaram e decidiram odiar toda e qualquer atividade física, optando pelo sedentarismo apesar de terem consciência do quanto ele é prejudicial à saúde.
Não gostar de academia não é desculpa para não se exercitar, e não gostar de uma ou outra atividade também não. Existem inúmeras opções, e a cada dia que passa surgem aulas novas nas academias ou grupos de pessoas que se reúnem para fazer alguma atividade. Pelo menos uma delas vai te agradar, porque há opções tanto para os mais tranquilos como os mais agitados, pra quem gosta de arte, de contato com a natureza, de esportes e de interagir com outras pessoas.
Se você não tem tempo para cuidar da sua saúde, vai ter que encontrar tempo para cuidar da sua doença.
A frase diz tudo. Sua saúde é a coisa mais importante que você tem, não espere perdê-la para entender isto. Para ajudar quem ainda não encontrou uma atividade física que goste, aí vai uma lista enorme com muitas opções de exercícios, a descrição e os benefícios de cada um:
1) Yoga
O grande benefício da yoga são as transformações mentais e psicológicas, o bem-estar, a paz interior e a qualidade de vida, mas ela é também uma atividade física que trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, aliando os benefícios para o corpo e a mente. É a atividade que escolhi para chamar de “minha” e posso recomendá-la de olhos fechados, porque está mudando a minha vida para melhor ao mesmo tempo em que me tira do sedentarismo.
2) Ballet fitness
Abdominais, agachamentos e exercícios localizados com movimentos inspirados no ballet clássico. As aulas são feitas de sapatilha, com apoio nas barras e foco na postura, mas não é uma aula de dança, a intenção é tonificar os músculos de uma forma diferente e mais empolgante do que os exercícios comuns de academia.
3) Crossfit
Atividade super intensa, mas todo mundo que faz diz que ama e não troca por nada. Envolve vários tipos de exercícios misturados: corrida, levantamento de peso, agachamento, exercícios com bolas, cordas, barras, argolas, elásticos e correntes. As aulas variam muito, inclusive podem ser feitas no espaço fechado e também ao ar livre, por isso, ao contrário da academia, é difícil enjoar do Crossfit.
4) Circo
Tecido, trapézio, cambalhotas, cama elástica, malabares…a arte circense é única, não existe nada igual. As aulas têm exercícios no solo e aéreos, que trabalham força, equilíbrio e coordenação. As atividades são variadas, divertidas e desafiadoras, então não há monotonia e o stress vai embora.
5) Hidroginástica
Boa opção pra quem foge dos exercícios no calor porque não gosta de suar. Exercitar-se na água ajuda a gastar muitas calorias, desenvolve a resistência e a força muscular e, ao contrário de algumas atividades, não causa exaustão. As aulas são super animadas e divertidas e você sai delas muito mais relaxado do que cansado.
6) Pilates
Mais uma opção de atividade totalmente sem monotonia. As aulas de Pilates variam entre exercícios de solo, com a bola e nos aparelhos, com inúmeras variações. Trabalha o corpo todo e é altamente recomendada para quem quer tratar ou evitar problemas na coluna. No Pilates há posturas similares às da yoga, mas com foco maior no trabalho do corpo, apesar de também trazer benefícios para a mente. Está na minha lista de próximas atividades físicas que pretendo experimentar!
7) Vôlei
Dá pra juntar alguns amigos e jogar na quadra do parque ou procurar escolas ou grupos que ensinam e jogam juntos com frequência. É um esporte que quase todo mundo gosta, bastante agitado e que trabalha o corpo inteiro.
8) Boxe
Entre as lutas, o boxe é a opção que mais atrai as mulheres. Exige bastante força dos braços, mas as aulas incluem exercícios para o corpo todo, como abdominais, pular corda, flexões e agachamentos. Para quem não gosta de lutar com outra pessoa e quer apenas aprender a técnica, o boxe é uma ótima escolha, pois as aulas não precisam ser feitas no ringue, você pode fazer apenas os movimentos e golpes individualmente, com a mesma intensidade.
9) Corrida
Tem muita gente apaixonada por corrida por aí, e provavelmente você conhece alguém que pratica e adora. O esporte vem ganhando cada vez mais adeptos e não é pra menos: é uma atividade prazerosa, relaxante e que pode ser praticada em lugares diferentes: na esteira, no parque, na praia, na calçada…além de ser gratuita e você poder praticar a hora que quiser.
10) Dança de salão
Ótima opção pra quem gosta de interagir com outras pessoas. Na dança de salão são ensinados diferentes ritmos de dança a dois: forró, salsa, bolero, valsa, samba de gafieira, zouk, entre outros. A aula é bem agitada e muito divertida. Além de mexer o corpo, perder calorias, descontrair e conhecer pessoas novas, te dá a vantagem de saber dançar quando vai a uma festa ou balada.
11) Stand up paddle
Tem um post no blog contando como é praticar stand up paddle, mas repito o que falei sobre a minha experiência: é um esporte incrível, que beneficia o corpo e a mente. Para o corpo, trabalha principalmente a força nos braços e equilíbrio nas pernas. Para a mente, a sensação de calma, paz e contato com a natureza. É uma atividade que eu adoraria poder praticar sempre.
12) Power Jump
É aquela aula feita na cama elástica, com músicas super agitadas e pulos variando entre maior e menor intensidade. É bastante cansativa e exige bastante do corpo, então é ótima para quem quer gastar calorias e mandar embora todas as tensões.
13) Patins
Tem gosto de infância e é uma delícia de praticar. Dá pra andar no parque ou na rua, você só vai precisar gastar dinheiro comprando um patins e equipamentos de segurança (se não tiver), então é só sair e se divertir com a ótima sensação de andar sobre rodinhas com o vento batendo no rosto.
14) Handball
Se vôlei, futebol, basquete e outros esportes de quadra não te atraem, que tal tentar o handball? É diferente de qualquer outro, trabalha bastante os braços e é mais fácil de aprender, pois as regras são mais simples. O esporte não tem tanto espaço como os outros na mídia, por isso não é tão conhecido, mas vale a pena experimentar.
15) Alongamento
Várias academias dão aulas exclusivamente de alongamento. Geralmente duram de 30 a 40 minutos e são extremamente relaxantes. Além de contar como exercício físico, traz outros benefícios à saúde: melhora a postura e a flexibilidade, diminui as dores corporais e aumenta a amplitude dos movimentos, ajudando a diminuir o risco de lesões musculares.
16) Jiu Jitsu
Para quem gosta de lutas, o Jiu Jitsu é uma das mais populares. O nome significa “suavidade”, por isso os movimentos são mais gentis e focados na boa execução, não tanto na força, e sem intenção de machucar. É voltada para o ataque e autodefesa, e a ideia é utilizar a força do adversário contra ele mesmo para imobilizá-lo.
17) Caminhada
Dá pra fazer sozinho ou acompanhado, onde você preferir e no ritmo que quiser. É importante usar um tênis confortável e adequado aos pés, e prestar atenção à postura ao caminhar para evitar dores, mas é uma atividade simples que qualquer um pode começar a qualquer momento. Pra ficar melhor, coloque uma música que goste no fone de ouvido ou aproveite para refletir e pensar na vida e em seus sonhos enquanto caminha.
18) Natação
Outra opção pra quem prefere se exercitar na água. A natação pode ser uma boa escolha se você prefere fazer exercícios sozinho, trabalhar a concentração e fazer uma atividade que exija mais dos músculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário